quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cirurgia Ortognática - Principais Esclarecimentos


CIRURGIA ORTOGNÁTICA é o procedimento realizado por Cirurgiões-Dentistas especialistas em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, para correção das deformidades dento faciais, ou seja, o mau posicionamento dos maxilares e dentes. Os tecidos moles da face, ou seja, a musculatura e pele sobrejacente acompanham esta desarmonia.  Características transmitidas geneticamente perfazem um queixo longo ou curto demais. A correção estética e principalmente funcional dos maxilares é o principal objetivo da cirurgia ortognática. O aparelho ortodôntico deve ser utilizado antes a após a cirurgia.

1) Quando eu preciso de Cirurgia Ortognática?
Quando os dentes superiores não encaixam perfeitamente com os dentes inferiores dá-se o nome de má oclusão dentária. A base óssea para os dentes superiores é a maxila, e a base óssea para os dentes infeiores é a mandíbula. Por um fator de genética, o osso maxilar e ou mandibular podem estar em uma posição inadequada fisiologicamante. Em consequencia disto, os dentes também estarão fora de suas posições corretas.
Portanto a cirurgia Ortognática estará indicada para adequar corretamente os ossos maxilar e mandibular em sua posição correta e a Ortodontia para posicionar os dentes em sua posição desejada para o perfeito equilíbrio da oclusão (mordida) e da face.

2) Quais os profissionais envolvidos na Cirurgia Ortognática?
O Cirurgião Bucomaxilofacial e Ortodontista são os profissionais responsáveis pelo diagnóstico, planejamento, execução e finalização do caso.

3) Esta cirurgia pode ser realizada no consultório sob sedação?
Não. A cirurga Ortognática é realizada em um seguro centro cirúrgico hospitalar sob anestesia geral.

4) Quanto tempo ficarei internado?
De 1 a 2 dias.

5) Quais os tipos de Cirurgia Ortognática?
A Cirurgia pode ser na maxila (maxilar superior) e ou na mandíbula (maxilar inferior), associada ou não ao mento ("ponta do queixo"). Isto será definido pelas suas características faciais, medidas radiográficas e dos modelos de gesso.

6) Ficarei impossibilitado de abrir a boca após a cirurgia?
Não. Com o advento das fixações ósseas por meio de miniplacas e miniparafusos, não existe a necessidade de bloqueio dos dentes e maxilares.

7) Existe cicatriz no pós operatório?
Não. A cirurgia atualmente é realizada totalmente por dentro da boca.

8) Como é o pós operatório?
A Cirurgia Ortognática é um procedimento que inevitavelmente proporciona edema em face, podendo ser associado a pequenos pontos de equimose (roxos) na pele, porém não há relatos de dor por parte dos pacientes. É possível e viável falar no pós operatório imediato. O tempo de recuperação é de aproximadamente 1 semana. É importante levar em consideração o tipo de Cirurgia Ortognática envolvida e a resposta fisiológica de cada indivíduo.

9) Quanto tempo demora o tratamento ortodôntico?
Em média de 6 meses a 1 ano e meio antes da cirurgia; e 6 meses a 1 ano após a cirurgia.

10) O que acontece se eu fizer somente o tratamento ortodôntico e não realizar a cirurgia Ortognática?
Uma vez a ortodontia realizada isoladamente o seu problema será mascarado, e não resolvido. Os dentes estarão em uma posição quase aceitável, os ossos maxilares continuarão em uma posição inadequada fisiologicamente, não haverá equilíbrio na oclusão dentária e a harmonia facial ficará comprometida.

11) Quanto custa uma Cirurgia Ortognática?
O planejamento envolvido pode consistir em uma cirurgia que envolva somente um maxilar ou em conjunto com o outro maxilar e o mento (queixo), para isto existe a necessidade de analisar exames radiográficos para que medidas angulares e lineares sejam feitas individualmente. Outras variáveis como o Hospital, tempo de internação e tipo de material utilizado interfere no planejamento financeiro de cada caso. A cirurgia ortognática consta no rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), portanto uma grande fatia deste investimento é coberta pelos planos de saúde hospitalares. 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bem-vindos ao Blog do Dr Tiago Tavares

Sejam bem-vindos, clientes, amigos, colaboradores, estudantes, profissionais e parceiros.

Apresentamos a todos o blog do odontólogo Tiago Tavares.

Ele graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás, fez Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Hospital Mário Gatti – Campinas – SP. É membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucoma-xilofacial e mestrando em Clínica Odontológica pela Faculdade de Odontologia – UFG.

Suas áreas de atuação são: cirurgia ortognática, implante dental, enxerto ósseo, trauma de face, cirurgia do siso e patologia bucal.

Aqui no blog, poderão ser encontradas dicas e explicações sobre todos os processos.Vídeos, pós operatório, recuperação, como ocorre e muito mais serão postados aos poucos neste espaço.

Caso haja alguma dúvida, curiosidade ou sugestão de algo que possa ser postado por aqui, mande para o email: tiagotavaresbucomaxilo@gmail.com .