sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cirurgia do siso

                                      

Veja aqui detalhes do processo de cirurgia do dente siso. Ao final, caso tenha alguma dúvida, comente-a para que possa ser respondida.

  • A remoção do dente do siso é um procedimento simples, rápido e de rotina em um consultório com cirurgião bucomaxilofacial.
  • Uma radiografia panorâmica geralmente é suficiente para realização do procedimento. 
  • Os dentes do siso podem estar inclusos ou erupcionados. 
  • Quanto mais jovem o paciente for submetido a este procedimento melhor é a recuperação no pós-operatório. 
  • Os pacientes não relatam dor no pós-operatório, uma vez que a medicação iniciada antes da cirurgia e após a cirurgia consegue controlar a dor leve que o paciente sentiria. 
  • Os cuidados no pós-operatório inclui repouso relativo, dieta pastosa e fria, evitar esforço físico por dois dias e uso de medicamentos conforme prescrição. 
  • Assim como não existe procedimento cirúrgico sem edema (inchaço), a remoção dos sisos podem proporcionar um leve edema que terá seu pico máximo em três dias e sua regressão total em até sete dias.
  • Dependendo da profissão do paciente, seu retorno às atividades pode se dar em três dias. 
  • A remoção dos pontos se faz sete dias após a cirurgia.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Enxerto Ósseo - Principais conceitos


Quando fazer?
Sempre que um dente é removido, por qualquer motivo, ocorre naturalmente a perda óssea ao redor deste elemento dentário perdido. Com o passar do tempo a contínua perda óssea ocorre a ponto de não haver espaço suficiente para instalar um implante dentário, pois o implante é adaptado no interior do osso dos maxilares. Este processo de atrofia ou absorção ou perda óssea é um fenômeno natural, mas existem maneiras de reverter este quadro. O enxerto ósseo para implantes dentários é processo pelo qual o cirurgião-dentista com especialidade e formação para tal, promove a instalação de um substituto ósseo para a reposição, ganhando estrutura para permitir assim a instalação do implante dentário.

Em grande parte dos casos o paciente pode ter perdido o dente há vários anos e não necessitar de enxerto ósseo. Uma avaliação minuciosa realizada pelo Dr. Tiago Tavares é necessária para a decisão

Quais os exames para enxerto ósseo?
Na grande maioria das vezes uma radiografia panorâmica associada a uma tomografia computadorizada específica para odontologia são necessários para a realização do enxerto ósseo.

Local da cirurgia:
Este procedimento é realizado no consultório odontológico sob anestesia local em quase 100% dos casos. Em alguns casos, existe a possibilidade de realizar o procedimento sob sedação intravenosa (medicação na veia) no consultório com a presença de um anestesista. Isto permite um maior conforto para o paciente. Porém isto depende do grau de ansiedade do paciente, que deve optar pela escolha junto ao cirurgião responsável.

Repouso:
O tempo de repouso do procedimento cirúrgico depende da profissão do paciente. Se for um profissional que exija esforço físico como um atleta, um personal trainer ou fala bastante como um professor, um cantor, o tempo pode variar de 10 a 15 dias. Já um profissional que seu ambiente de trabalho seja um escritório, o tempo de repouso pode ser de 5 a 7 dias.

Período entre o enxerto e o implante:
Os implantes dentários na grande maioria das vezes não são inseridos no mesmo dia do enxerto ósseo. O tempo entre a cirurgia do enxerto ósseo e a cirurgia de implante dentário é de 3 a 6 meses, para que ocorra a cicatrização do enxerto e sua integração ao local instalado. Este tempo dependerá da região onde o enxerto foi posicionado, da quantidade dos implantes e da técnica empregada.

Tipos de enxerto:
Os tipos de enxerto ósseo mais utilizados são do próprio paciente (osso autógeno) ou pode ser de materiais sintéticos. O enxerto ósseo feito com osso do próprio paciente é capaz de formar um osso de maior qualidade e quantidade em menor tempo. A cirurgia para retirada e instalação do enxerto sempre é realizada no mesmo momento cirúrgico. Sendo comprovado cientificamente o melhor tipo de enxerto existente. O osso pode ser removido da própria mandíbula do paciente, em sua porção posterior. Com a constante evolução científica, existem biomateriais que podem ser utilizados em alguns casos para a cirurgia de enxerto ósseo. São materiais adquiridos comercialmente sempre com respaldo de garantias por comprovação científica e registro na Anvisa. No consultório do Dr. Tiago Tavares é realizado todos os tipos de enxerto ósseo para melhor adaptação dos implantes.

Taxas de sucesso:
A chance de falha ou rejeição de um enxerto ósseo é quase nula, principalmente se for de estrutura óssea do próprio paciente. As taxas de sucesso são cada vez maiores e o conforto pós operatório é cada vez mais predominante.

Limitações:
Qualquer pessoa desde que cessado o crescimento pode ser submetido a cirurgia de enxerto ósseo e que goze de bom estado de saúde geral. O Dr. Tiago Tavares fará uma avaliação criteriosa para decidir a necessidade de exames complementares para realização da cirurgia.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Implante Dental - Definição e principais esclarecimentos.


O IMPLANTE DENTAL é um cilindro de titânio com roscas externas que tem a função de substituir a raiz dos dentes. Este material possui a característica de biocompatibilidade, portanto, não sendo rejeitado pelo organismo.  Uma coroa dentária de resina ou porcelana é adaptada sobre esta estrutura do implante. Restabelecer a função e a estética dos dentes é o objetivo dos implantes dentários. 

01) Quando sou candidato a implantes dentários?
Considere-se um candidato quando:
a) Faltar um ou até mesmo todos os dentes da boca
b) Faltar estabilidade e retenção em sua prótese
c) A prótese estiver machucando ou esteticamente inadequada
d) Houver dificuldade na mastigação dos alimentos.

05) O procedimento é indolor?
A instalação dos implantes dentários é realizada em um consultório sob anestesia local, sendo um procedimento mais simples e que requer menos tempo do que a extração de um dente incluso. Os pacientes não relatam desconforto pós-operatório.

02) Quais os benefícios dos implantes dentários?
a) Estabilizar uma prótese (dentadura)
b) Recuperar estética e função mastigatória
c) Diminuir a sobrecarga em dentes remanescentes
d) Frear a reabsorção óssea
e) Repor dentes sem desgastar os dentes vizinhos.

03) Existe limite de idade?
Após o término do crescimento, qualquer pessoa pode receber implantes, não existindo idade limite.

04) Qual a taxa de sucesso?
As taxas de sucesso atualmente registradas superam 95%.

05) Os implantes dentários são idênticos aos dentes naturais?
Jamais será. Os implantes são denominados como a “terceira dentição” e criada pelo homem. Como tal, poderá lhe dar conforto e segurança, poderá aumentar sua eficiência mastigatória, poderá ainda restabelecer seu sorriso e sua espontaneidade, mas será sempre um trabalho artificial fundamentado na evolução científica, nas disponibilidades tecnológicas atuais e na busca incessante pela perfeição. 

07) Quanto custa um implante?
Estabelecer valores para uma reabilitação bucal com implantes requer uma avaliação criteriosa clínica e radiograficamente, pois existem inúmeras particularidades envolvidas: Quantidade e disposição dos implantes, disponibilidade óssea e gengival em quantidade, espessura e qualidade, biotipo do paciente como sexo, altura, peso e idade, disposição e quantidade dos dentes remanescentes, presença de outros tipos de materiais protéticos e restauradores na cavidade bucal.