sexta-feira, 26 de abril de 2013

Os benefícios do implante dentário


Os benefícios do implante dentário

Trocar os dentes já gastos ou com muitas obturações por implantes dentários pode ser uma boa opção para quem preza pela saúde bucal, mas também não quer descuidar da estética.



Além da fácil manutenção, os implantes fornecem atividade óssea, reabilitando o dente implantado sem prejudicar os demais. Além disso, a presença do pino de titânio favorece o osso, que seria reabsorvido pelo organismo caso não estivesse sendo estimulado pela mastigação.

A manutenção também é fácil. Já existem no mercado escovas específicas para quem tem implantes e precisam cuidados especiais. A TePe, empresa sueca especializada em higiene bucal, possui escova de dentes especiais, interdentais e palitos de dente com ISO 9001:2000.

 "A linha de escovas de dente é extensa e dividida entre uso diário, especiais, implantes e interdentais. O diferencial está no design e na qualidade de cerdas. Dessa maneira, fica fácil para nossos consumidores escolherem o melhor produto para a sua necessidade", explica o consultor técnico da TePe, o dentista Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes.

www.tepe.com.br

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Colgate informa: O que são implantes dentários?



Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.
Como funcionam os implantes dentários?
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de prótese é chamada “prótese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.
Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Com a colocação de implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais.
Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.
Os implantes são, em geral, mais caros que outros métodos de substituição de dentes e a maioria dos convênios não cobrem seus custos.
O tipo de implante mais recomendado na atualidade é o ósseo integrado que se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.
·                            Implantes ósseos integrado: — são implantados por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O período da osseointegração (integração ao osso) leva em média 4 a 6 meses dependendo da região a receber o implante. Após este período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese que pode ser de dois tipos:
·                             
·                            Prótese Protocolo: — Prótese total implanto-suportada e implanto retida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura, o único inconveniente é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada pois todos os dentes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Pode ser feita em resina ou porcelana.
·                             
·                            Prótese Overdenture: — Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.

Os pinos são colocados cirurgicamente sob a gengiva.
Dentes artificiais, agrupados em uma ponte, são encaixados nos pinos.
Os implantes oferecem um encaixe bastante estável e firme.
Implantes servem de base para dentes substitutos isolados.


http://www.colgate.com.br/app/CP/BR/OC/Information/Articles/Oral-and-Dental-Health-at-Any-Age/Seniors/Dentures-and-Dental-Implants/article/What-are-Dental-Implants.cvsp

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cirurgia Ortognática


Queixo muito proeminente,  muito curto ou assimétrico, exposição exagerada da gengiva ao sorrir ou não mostrar os dentes durante o movimento dos lábios, não gostar de tirar fotos de perfil por causa do queixo, evitar sorrir em público. Estes são sinais e sintomas que podem indicar a necessidade de uma cirurgia ortognática. Esta cirurgia corrige a posição dos maxilares e dentes.
  • Os maxilares não ficam bloqueados (travados) após a cirurgia; 
  • O paciente pode conversar imediatamente após o procedimento; 
  • O procedimento requer 24 horas de internação na maioria das vezes;
  • Os pacientes retornam às atividades trabalhistas geralmente em 10 dias;
  • O tratamento ortodôntico está associado a cirurgia;
  • Os convênios com planos hospitalares são obrigados por lei a cobrirem o procedimento de cirurgia ortognática (Agência Nacional de Saúde Suplementar - Lei 9.656/98; RN 262 de 2010; RN 259 de 2011);
  • As técnicas menos invasivas propiciam maior conforto pós-operatório aos pacientes;
  • Cada vez mais os pacientes se aderem ao tratamento para cirurgia ortognática;
  • Todo paciente é submetido a exames médicos detalhados antes do procedimento e consulta prévia com anestesista;
  • A tecnologia está cada vez mais a favor do cirurgião bucomaxilofacial e do paciente.
A utilização de guia cirúrgico prototipado e ultrasom (piezocirurgia) para a realização da cirurgia ortognática têm proporcionado maior precisão com exatidão nos resultados com menor tempo cirúrgico e de internação. 

Esta tecnologia está presente no consultório do Dr. Tiago Tavares. Agende uma consulta e seja bem vindo(a)! 

Dr. Tiago Tavares CROGO 8969
Rua 3, n 800 – Setor Oeste. Goiânia – GO
(62) 3531-8708